Concursos

Concurso AGU 2023: Fique por Dentro!

O Concurso AGU 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles indivíduos que desejam participar da parte jurídica do Governo Federal. Ficou interessado e quer saber mais? Então continue no post porque vamos te contar todos os detalhes sobre o Concurso AGU 2023.

Concurso AGU 2023

Confira também:

O que é a AGU?

A Advocacia-Geral da União (AGU), é uma instituição prevista pela Constituição Federal, e como no artigo 131 da própria:

“[…] é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.”

Ademais, a AGU tem Função Essencial à Justiça, e não está vinculada à nenhum dos Poderes (Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário). Dessa forma, essa entidade possui várias atribuições, e dentre elas, o Advogado-Geral da União tem o papel de assessorar direta, imediata e pessoalmente o Presidente da República, dirigir a AGU e representar a União junto ao Supremo Tribunal Federal.

Ainda, a AGU possui ação consultiva e ação contenciosa. Assim, a ação consultiva diz respeito à relação com o Poder Executivo, no exercício de consultoria e do assessoramento e orientação, além de mediação, conciliação e arbitramento entre os Poderes. Já a ação contenciosa está relacionada à representação judicial e extrajudicial dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e também dos órgãos que tem função essencial à justiça.

Cargos e Vagas Concurso AGU 2023

Assim, antes de falar sobre os cargos e vagas do Concurso AGU 2023, vamos analisar como foi o último concurso.

Portanto, foram ofertadas vagas em duas áreas: Atividades Técnicas de Formação Específica (profissional de apoio), fazendo-se necessário o nível médio para se inscrever, e Atividades Técnicas de Suporte (profissional de apoio), fazendo-se necessário o nível superior para se inscrever. Desse modo, são 50 vagas para cada, a fim de trabalhar nas Procuradorias do DF, RJ, SP, e PE.

Ademais, falando sobre as reservas de vagas, 20% são para candidatos autodeclarados negros e cerca de 10% das vagas para candidatos com deficiência. Além disso, foram avaliados os títulos (como mestrado, doutorado, especialização Lato Sensu) e experiências profissionais como caráter classificatório. Por isso, a nota final foi a soma da pontuação dos títulos mais a pontuação da experiência.

Ainda, em caso de empate, os critérios de desempate eram, respectivamente, idade igual ou superior a 60 anos, maior pontuação em experiência profissional, maior pontuação em títulos, maior idade, ter exercido a função de jurado ou possuir mais de uma graduação.

Dessa forma, agora que temos noção do que esperar para o Concurso AGU 2023 desse ano, já se sabe o que se esperar para esse processo seletivo, vamos falar sobre o que terá esse ano. Então, os cargos serão de Advogado da união, Procurador federal, Procurador geral da fazenda nacional, com remuneração entre R$ 17339,00 Até R$ 19655,00, sendo necessário nível superior para se inscrever.

Prova Concurso AGU 2023

O Concurso AGU 2023 não possui prova. O método de avaliação se dá pelas notas dos candidatos obtida através da pontuação dos títulos (mestrado, doutorado, especialização Lato Sensu, graduação – no caso do nível superior) e também a experiência profissional.

Dessa forma, para a classificação, são formadas três listas:

  • lista geral, com a relação de todos os candidatos aprovados, incluindo os candidatos com deficiência e negros;
  • lista com a relação apenas dos candidatos com deficiência;
  • lista apenas com os candidatos negros.

Ainda, o resultado preliminar estará disponível para consulta no portal, e o resultado final será publicado no mesmo endereço eletrônico do AGU.

Gostou de saber sobre o Concurso AGU 2023? Então confira também outras de nossas publicações que estão disponíveis no blog. Até o próximo post!

Taynara Martins

Recent Posts

Concurso Manausprev 2023: Inscrições, Quem Pode Participar, Salário

Localizado no estado do Amazonas, a cidade de Manaus possui um histórico positivo em relação…

4 meses ago

Concurso CFT DF 2023: Inscrições, Quem Pode Participar, Salário

Os que estão se preparando para realizar o Concurso CFT DF 2023 (Conselho Federal dos…

4 meses ago

Concurso PC DF 2023: Inscrições, Quem Pode Participar, Salário

Se você está em busca de realizar seu sonho de conseguir ser um Policial Civil…

4 meses ago

Concurso PC RJ 2023: Inscrições, Quem Pode Participar, Salário

O Concurso PC RJ 2023 é um dos mais concorridos da atualidade no Rio de…

4 meses ago

Concurso TJ RO 2023: Inscrições, Quem Pode Participar, Salário

Sendo um dos concursos públicos mais aguardados do Brasil, o Concurso TJ RO 2023 ganha…

4 meses ago

Concurso Bombeiros 2023: Inscrições, Quem Pode Participar, Salário

A Instituição responsável pela seleção do Corpo de Bombeiros do Brasil deverá abrir as inscrições…

4 meses ago