Concursos

Concurso Ministério da Justiça 2023: Saiba os Detalhes!

O Concurso Ministério da Justiça 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam participar do setor do governo que garante que a justiça e segurança sejam presentes no país. Ficou interessado e quer saber mais? Então continue no post porque vamos te contar todos os detalhes sobre o Concurso Ministério da Justiça 2023.

Concurso Ministério da Justiça 2023

Confira também:

O que é o Ministério da Justiça?

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) é um órgão que faz parte da administração pública federal direta, e tem como funções:

  • a defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais;
  • a coordenação do Sistema Único de Segurança Pública;
  • a defesa da ordem econômica nacional e dos direitos do consumidor;
  • combate ao tráfico de drogas e crimes conexos;
  • prevenção e combate à corrupção;
  • prevenção à lavagem de dinheiro;
  • prevenção ao financiamento do terrorismo.

Além disso, várias entidades integram o MSJP. São elas: o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos;  o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual; o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas; o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária; o Conselho Nacional de Segurança Pública; o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública;  o Conselho Nacional de Imigração;  o Conselho Nacional de Arquivos; a Polícia Federal; a Polícia Rodoviária Federal; o Departamento Penitenciário Nacional;  o Arquivo Nacional; até 6 (seis) Secretarias e o Conselho Nacional de Política Indigenista.

Cargos e Vagas Concurso Ministério da Justiça 2023

Para fazer o concurso, é necessário que o candidato seja graduado em Pedagogia, Direito, Contabilidade, Administração, Estatística ou Matemática, bem como possui mais de 3 anos de experiência em instituições públicas ou privadas, ou algum título de formação, seja um mestrado, doutorado ou algo assim. Dessa forma, as vagas disponibilizadas serão as seguintes:

Técnico especializado em formação e capacitação

Para Pedagogia: ser capaz de fazer análises de planejamento e acompanhamento da execução de cursos, seminários e demais eventos de capacitação e formação, elaboração de notas técnicas, informações e documentos oficiais e demais atividades correlacionadas;

Técnico especializado em gestão de ativos e parcerias

Para Direito, Contabilidade ou Administração: ser capaz de faze análises de documentos administrativos, elaboração de notas técnicas, pareceres, informações e documentos oficiais e atualizações cadastrais em sistemas de informação, com informações atinentes à destinação de ativos do fundo nacional antidrogas, bem como fiscalização e gestão de contratos de alienação e processos vinculados à articulação e fomento da política sobre drogas.

Técnico especializado em pesquisa e análise de dados

Para Estatística ou Matemática: ser capaz de faze análise técnica e estatística da situação anterior ao implemento das parcerias nas regiões beneficiadas, seja de pesquisa, capacitação ou fomento da Política; realizar análise técnica e estatística da situação posterior ao implemento das parcerias nas regiões beneficiadas, seja de pesquisa, capacitação ou fomento da Política; propor modelo de relatório gerencial automatizado.

Prova Concurso Ministério da Justiça 2023

Em relação à prova, existem matérias que são comuns a todos os cursos e existem matérias que são específicas. Em relação às matérias que são comuns a todos os cursos, pode-se citar, por exemplo, a Língua Portuguesa (focado em interpretação de texto, ortografia, regras de concordância, regência e etc), Informática (focado em sistema operacional, pacote Office, programação, redes sociais e etc); Raciocínio Lógico (focado em lógicas de argumentação, proposição, princípios de contagem e probabilidade, Leis de Morgan e etc); Dentre outros.

Dessa forma, é só estudar o conteúdo pedido e, no dia da prova, botar a mão na massa!

Gostou de saber mais sobre o Concurso Ministério da Justiça 2023? Então confira também outras das nossas publicações que estão disponíveis no nosso blog. Até o próximo post!

Taynara Martins

Recent Posts

Concurso Manausprev 2023: Inscrições, Quem Pode Participar, Salário

Localizado no estado do Amazonas, a cidade de Manaus possui um histórico positivo em relação…

4 meses ago

Concurso CFT DF 2023: Inscrições, Quem Pode Participar, Salário

Os que estão se preparando para realizar o Concurso CFT DF 2023 (Conselho Federal dos…

4 meses ago

Concurso PC DF 2023: Inscrições, Quem Pode Participar, Salário

Se você está em busca de realizar seu sonho de conseguir ser um Policial Civil…

4 meses ago

Concurso PC RJ 2023: Inscrições, Quem Pode Participar, Salário

O Concurso PC RJ 2023 é um dos mais concorridos da atualidade no Rio de…

4 meses ago

Concurso TJ RO 2023: Inscrições, Quem Pode Participar, Salário

Sendo um dos concursos públicos mais aguardados do Brasil, o Concurso TJ RO 2023 ganha…

4 meses ago

Concurso Bombeiros 2023: Inscrições, Quem Pode Participar, Salário

A Instituição responsável pela seleção do Corpo de Bombeiros do Brasil deverá abrir as inscrições…

4 meses ago